segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CALMA, NEM TUDO O QUE PARECE É!


Nem toda a dificuldade é dislexia
Imagem tirada daqui
Especialista diz que é preciso ter no mínimo dois anos de escolaridade para um diagnóstico confiável
Estima-se que entre 10% e 15% das crianças em idade escolar têm alguma dificuldade durante o processo de alfabetização. Mas uma, especificamente, causa maior preocupação e ansiedade nos pais: a dislexia. Contudo, o facto de a criança ser lenta na leitura, na cópia e cometer erros de grafia - omitindo letras ou invertendo a sua posição nas palavras - não pode levar a um diagnóstico automático de dislexia.
É o que afirma o neuropediatra Saul Cypel, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Para ele, a dislexia está sendo superestimada e pode causar pânico desnecessário nas famílias. "Existem muitos transtornos um pouco mais complexos que uma simples dificuldade, mas que não chegam a ser dislexia. O que vejo é uma variedade de situações intermediárias bem mais frequentes", diz.
Ele conta que, entre as 600 crianças encaminhadas para sua clínica com suspeita de dislexia, apenas uma teve o diagnóstico confirmado. Segundo o neuropediatra, o processo de aprendizagem nem sempre tem uma evolução linear como se espera. 
 Para saber mais, clique aqui.

2 comentários:

  1. Olá , sou Valeria Tiusso,Psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você faz uma visitinha e se gostar do site disponibiliza em seu blog o logotipo do site que está em anexo, coloca o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, e em contra partida eu disponibilizo o seu link em meu site na página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado, e ainda terá descontos nas aquisições no site. Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site.

    Abraços

    Valeria

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do post, e parabéns pela proposta da Valeria :)

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela colaboração.Se for o caso, e deixando seu e-mail, teremos todo o gosto em dar a resposta solicitada.