sexta-feira, 4 de junho de 2010

MAS NÃO ESQUEÇAMOS A INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL!

Pesquisas recentes procuram desenvolver novos medicamentos, tendo em vista minimizar as dificuldades sociais que afectam a vida das pessoas portadoras de Autismo e substituir os medicamentos conhecidos que actuam na redução da agressividade e da ansiedade, mas que não atacam as causas do problema.
Há entusiasmo entre os investigadores que acreditam que estes novos medicamentos podem facilitar a aprendizagem, a linguagem e a interacção social. No entanto, Uta Frith - Psicóloga da University College London -  lembra que este tipo de abordagem química no tratamento do Autismo é algo de novo, mas, simultaneamente, prometedor, pois actua sobre as causas da doença. Sem enveredar por expectativas demasiadamente altas, esta investigadora aconselha: "Aguardemos pelos novos medicamentos, mas, até lá, a INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL é uma boa alternativa".

(Condensado da Revista New Scientist)

1 comentário:

  1. É sem dúvida mais do que uma alternativa...as duas devem encontrar-se sempre interligadas :) esperemos que este medicamento venha a ajudar, mas lembremo-nos que o autismo é mais do que uma "deficiência" orgânica. No entanto, estou certa de que em alguns casos vai ser crucial!

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela colaboração.Se for o caso, e deixando seu e-mail, teremos todo o gosto em dar a resposta solicitada.