terça-feira, 22 de junho de 2010

PORTUGAL - BRASIL. NO JOGO DA INCLUSÃO, REGISTA-SE UM EMPATE


NO BRASIL
 Tendo em vista sensibilizar empresários, gestores e colaboradores de indústrias, o Projecto “Vendo além dos olhos” tem como objectivo sensibilizar os participantes acerca da inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.
Estima-se que participem neste evento 450 pessoas que assistirão à palestra “Quebra de paradigmas na inclusão de pessoas com deficiência”, onde será tratada a inserção destas pessoas no mercado de trabalho.
 Esta iniciativa, que decorre entre hoje e Quinta-Feira, pretende simular situações quotidianas e mostrar aos participantes, na prática, experiências vividas por pessoas cegas.  
Entre as actividades estão montar uma mesa de jantar e criar embalagens para presentes, tudo com os olhos vendados. Ainda é possível viver situações em que é preciso identificar objectos através do tacto ou reconhecer alimentos apenas sentindo o cheiro.

EM PORTUGAL
O Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, presidiu hoje, no Salão Nobre do Governo Civil do Distrito de Setúbal, à cerimónia de assinatura dos termos de aceitação das quatro candidaturas aprovadas no Distrito de Setúbal no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH).
Falando das candidaturas, Pedro Marques destacou, ainda, outra componente importante: a criação de valências residenciais para pessoas com deficiência, nomeadamente valências de residência autónoma e lares residenciais.·
“São valências das quais o País estava muito carenciado. Tínhamos desenvolvido, no passado, uma rede de Centros de Actividades Ocupacionais, com uma razoável cobertura pelo País, mas as componentes de apoio residencial estavam muito limitadas.

“É uma valência que está muito desenvolvida no apoio aos idosos, mas que está pouco desenvolvida no apoio às pessoas com deficiência e acreditamos que tem um potencial enorme, de melhoria da situação das famílias portuguesas, em particular as que têm no seu seio alguma pessoa com deficiência”

http://www.rostos.pt/





1 comentário:

  1. Horácio: Concordamos plenamente consigo. De facto é pena a professora passar o tempo todo a gabar-se de ter sido só graças a ela que a rapariga (Sheila se não me engano) tenha mudado. De facto é por isso que o livros está longe de ser dos nossos livros favoritos. Obrigada por vir sempre comentar ao Flames! :)

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela colaboração.Se for o caso, e deixando seu e-mail, teremos todo o gosto em dar a resposta solicitada.