terça-feira, 2 de março de 2010

AS DIVERSAS INTELIGÊNCIAS


Aristóteles afirmava que os seres humanos possuem várias almas, tendo cada uma a sua função específica.

Também sabemos que a natureza principal da inteligência tem a ver com hereditariedade, meio ou ambiente.
Os estudos actuais apontam vantagem para as raparigas nos testes verbais, enquanto os rapazes obtêm melhores resultados nos testes numéricos espaciais.
Em meu entender, já muita coisa está a mudar, os indivíduos diferem quanto às capacidades, os testes de aptidão medem as capacidades com o fim de predizer a possibilidade de pessoas adquirirem uma habilidade. Os testes de rendimento medem as capacidades em termos de habilidades já adquiridas. Outro ponto a referir é que os hábitos das pessoas estão a mudar e isso vai influenciar a sua criatividade, personalidade e rendimento.
Em Portugal, ainda estamos muito virados para a grande importância da inteligência académica, muito difícil de quebrar este tipo de mentalidade ou influências tradicionais,… esperar para ver!
A teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner (1985), afirma que os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos.
Autistas tiveram sucesso no basquetebol nos E.U.A. e além destes exemplo existem outros.
Inteligências: linguística, musical, lógico-matemática, espacial, cinestésica, interpessoal, intrapessoal.

3 comentários:

  1. Este post destoa um bocado do resto do blog.

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso deste post..o tema da inteligência (e especialmente da avaliação da inteligência) é talvez, neste momento o "menino dos meus olhos"...mas confesso que não sou grande fã da teoria de Gardner apesar de reconhecer que a inteligência é múltipla.

    Enfim...este era um tema que dava "pano para mangas"...

    ResponderEliminar
  3. Já agora, tenho uma ressalva a fazer: a "gráfica" deste blog está a ficar cada vez melhor...muito bem...ehehehe

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela colaboração.Se for o caso, e deixando seu e-mail, teremos todo o gosto em dar a resposta solicitada.