terça-feira, 18 de maio de 2010

PEDAGOGIA DA INTERDEPENDÊNCIA - JOHN MCGEE


Nasceu na Holanda. Começou por estudar Filosofia, depois Psicologia e Educação. Nos anos 60, mudou-se para o nordeste brasileiro para trabalhar com crianças de rua e prostitutas, onde também aprendeu a falar português. Foi aí que percebeu que a institucionalização não era a solução para pessoas vulneráveis ou marginalizadas e que só o amor e a criação de laços poderiam fazer alguma diferença. Assim nasceu a pedagogia da interdependência. De regresso aos EUA, seguiu-se a direcção de programas para pessoas com deficiência mental no âmbito da sua actividade como professor nas universidades de Creighton e do Nebraska, até aos anos 90. Desde então, tem trabalhado com pais, educadores e líderes de organizações, um pouco por todo o mundo, no aprofundamento e difusão do gentle teaching.

1 comentário:

  1. Estou a dar inicio à minha tese de mestrado que será sobre a metodologia do professor McGee. A pedagogia da interdependência apaixonou-me de imediato mal ouvi falar nela. Infelizmente em Portugal não está ainda muito difundida. Se for possível aconselharem-me leituras sobre o tema, que me possam ajudar, ficarei muito grata. Já encomendei os livros do Professor McGee à ASSOL que me parece a única instituição a aplicar esta metodologia. Muito obrigada

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela colaboração.Se for o caso, e deixando seu e-mail, teremos todo o gosto em dar a resposta solicitada.