terça-feira, 31 de agosto de 2010

E OS NOSSOS DIRECTORES, NÃO CARECEM DE FORMAÇÃO?


ATENÇÃO ANDAEP! LEIAM ESTA NOTÍCIA DO BRASIL:
  Gestores escolares recebem formação para trabalhar a Inclusão Educacional
Construir uma política de respeito às diferenças é o grande desafio colocado em debate no encontro
Imagem tirada daqui.
Gestão Inclusiva: a escola dos diferentes ou escola das diferenças? Este é o tema do I Encontro de Educação Inclusiva para gestores e coordenadores das escolas públicas de Rio Branco, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, através da coordenação de Educação Especial.
De acordo com a coordenadora da Educação Especial no Acre, Claudia de Paoli, o objectivo do evento é reflectir sobre as possibilidades e desafios de uma educação inclusiva, entendendo que esta não se refere apenas a alunos especiais, mas constitui-se numa política de respeito às diferenças.  
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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CALMA, NEM TUDO O QUE PARECE É!


Nem toda a dificuldade é dislexia
Imagem tirada daqui
Especialista diz que é preciso ter no mínimo dois anos de escolaridade para um diagnóstico confiável
Estima-se que entre 10% e 15% das crianças em idade escolar têm alguma dificuldade durante o processo de alfabetização. Mas uma, especificamente, causa maior preocupação e ansiedade nos pais: a dislexia. Contudo, o facto de a criança ser lenta na leitura, na cópia e cometer erros de grafia - omitindo letras ou invertendo a sua posição nas palavras - não pode levar a um diagnóstico automático de dislexia.
É o que afirma o neuropediatra Saul Cypel, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Para ele, a dislexia está sendo superestimada e pode causar pânico desnecessário nas famílias. "Existem muitos transtornos um pouco mais complexos que uma simples dificuldade, mas que não chegam a ser dislexia. O que vejo é uma variedade de situações intermediárias bem mais frequentes", diz.
Ele conta que, entre as 600 crianças encaminhadas para sua clínica com suspeita de dislexia, apenas uma teve o diagnóstico confirmado. Segundo o neuropediatra, o processo de aprendizagem nem sempre tem uma evolução linear como se espera. 
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domingo, 29 de agosto de 2010

UM DOMINGO À BEIRA MAR


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(Golos de Wilson Eduardo, 45m e Djamal, 69m)     (Sougou, 59m)

EXIGIR OS NOSSOS DIREITOS É UM DIREITO

 ASSISTÊNCIA ESPECIAL  EM VIAGENS AÉREAS
Quem são os passageiros com necessidades de assistência especial?
• Crianças desacompanhadas;
• Gestantes;
• Idosos a partir de 60 anos;
• Lactantes;
• Pessoas com criança de colo;
• Pessoas com mobilidade reduzida;
• Pessoas portadoras de deficiência.

Foto tirada daqui
Quais os direitos desses passageiros?
• Atendimento prioritário;
• As administrações aeroportuárias deverão disponibilizar, nas áreas comuns dos aeroportos, telefones adaptados a pessoas com deficiência auditiva;
• As informações a serem prestadas aos passageiros com deficiência auditiva devem ser formatadas na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aos passageiros portadores de deficiência visual, as informações escritas devem ser em braile e em pelo menos dois idiomas, quando se tratar de um aeroporto internacional;
• A empresa aérea que exigir um acompanhante para pessoa portadora de deficiência deve justificar por escrito e oferecer desconto de no mínimo 80% do valor cobrado pelo bilhete do passageiro portador de deficiência. O acompanhante deve viajar em assento ao lado do portador da deficiência.

sábado, 28 de agosto de 2010

EDUCADORA DE INFÂNCIA? HUMMMM ... NÃO QUER PENSAR MELHOR?

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MAS AS PUTAS QUE SÃO PUTAS. NÃO AS QUE TÊM A FAMA. (J. Pessoa)

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 I
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                                           II
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                                           III 

       Mas as putas que são putas.
Não as que têm a fama.
                                                            (Joaquim Pessoa, Balada das Onze e Meia)
                                               Clique para ler o Poema  

QUINZE DIAS DEPOIS, A REVISTA AUTISMO ESTÁ Aí!

Na sequência do Post de 13 de Agosto - que pode ser visto aqui - vai ser publicada, em breve, a edição de lançamento da Revista Autismo (o seu  número zero), cuja capa aqui se divulga. 
A revista é produzida por pais e profissionais que fizeram dessa luta pela democratização da informação a respeito de autismo uma meta, a qual hoje está sendo alcançada e dando seu primeiro passo de muitos que virão.
O site da revista, http://revistaautismo.com.br/, está em construção e terá muito material extra para ser compartilhado.
Será a primeira revista exclusivamente sobre autismo em toda a América Latina e a única em língua portuguesa, no mundo, também acessível através do Twitter http://twitter.com/revistaautismo.
Para mais informação clique aqui.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

UMA IGREJA MAIS INCLUSIVA

Imagem tirada daqui.
Igrejas devem assegurar participação de portadores de deficiência

Luanda - A Comissão Nacional Inter-sectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH) recomendou hoje, quarta-feira, em Luanda, a necessidade das igrejas assegurarem a plena participação das pessoas portadoras de deficiências nas actividades religiosas e sociais.

O documento recomenda às igrejas a incluir matérias sobre a deficiência nas mensagens dirigidas aos fiéis, bem como a levar a cabo programas de educação religiosa, com vista a ajudar a divulgar a existência da Convenção de Ottawa.

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quinta-feira, 26 de agosto de 2010

RESISTIR COMPENSA

Escola Básica do Carvalhinho recebe autorização para funcionar este ano. 


Para aprofundar este assunto, clique aqui.

TU NÃO ÉS DIFERENTE DOS OUTROS - DISSE A MÃE.


EU, SEM PALAVRAS. ELE, CHEIO DE TALENTO(S). TODOS DE OLHOS EM BICO
Liu Wei, um jovem sem braços, de 23 anos de idade, natural de Beijing, interpreta ao piano "Mariage d'Amour" (de Richard Clayderman), usando os pés.
Isto nos Ídolos Chineses.
Para ver a actuação, clique aqui.                                     Para saber mais, clique aqui. 

E POR CÁ? A SITUAÇÃO SERÁ SEMELHANTE?

ESTADOS UNIDOS - CRIANÇAS HIPERACTIVAS MAL DIAGNOSTICADAS

Imagem retirada daqui.
No Jardim de Infância, grande parte dos diagnósticos de Hiperactividade devem-se, unicamente, ao facto das crianças serem mais novas e mais imaturas do que os seus pares.

Para saber mais, clique aqui e/ou aqui.

EM DOIS DIAS. EM DOIS CONTINENTES. DECO ESTÁ EM GRANDE!

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AQUELES QUE SE VÃO DA LEI DA MORTE LIBERTANDO



Quer ouvir a música inesquecível? Clique aqui.

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ISTO NÃO DEVIA SER NOTÍCIA. DEVIA SER A NORMA.

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quarta-feira, 25 de agosto de 2010

E POR CÁ, TERÍAMOS RESULTADOS SEMELHANTES?*


Um estudo feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE). Chegou às seguintes conclusões:
·         75% dos 1.623 professores da educação especial do Estado consideram a capacitação que recebem insuficiente para actuar na inclusão destes estudantes;
·         63,6% apontaram a falta de material didáctico como um dos principais desmotivadores;
·         A superlotação das salas de aula é citada por 56,3% dos professores consultados no estudo;
·         Regista-se a dificuldade dos alunos que não possuem deficiências de aceitarem o colega com Necessidades Educativas Especiais.
Para aprofundar esta informação, clique aqui.

* Há poucos dias, o Dr. David Rodrigues, Presidente da Associação de Professores de Educação Especial, afirmava que, também em Portugal, havia lacunas ao nível da formação dos Docentes de Educação Especial (ver Post de 20 de Agosto).

terça-feira, 24 de agosto de 2010

QUEM DISSE QUE A MODA NÃO PODE SER INCLUSIVA?

Foto tirada daqui.
O Shopping Piracicaba apresenta hoje um desfile de moda muito especial: Os modelos são portadores de necessidades especiais e o evento integra a programação do Fórum Municipal Permanente da Pessoa com Deficiência (Fompped), realizado esta semana em Piracicaba.

A proposta é levar à passarela 25 modelos com os mais diversos tipos de deficiências. “Acessibilidade não é só fazer rampas. É conscientizar a sociedade da importância de se respeitar a diversidade”, afirmou o organizador do fórum, vereador André Bandeira (PSDB).

“Será para desmistificar limitações imaginárias, destacando a igualdade e o bom gosto entre os seres humanos”, comentou o novo gerente de Marketing do Shopping Piracicaba.

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ÁRVORES COM HISTÓRIA(S)

Causa: Forças da Natureza

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

INCLUSÃO ESPIRITUAL

Foto retirada daqui
Com tradução simultânea em Linguagem Gestual, as missas realizadas na Paróquia Maria da Nazaré, no Parque Bauru 22, estão mais acessíveis aos fiéis portadores de deficiência auditiva.
Foto retirada daqui
Segundo o padre da Paróquia – Padre Adinam Roniere da Silva - o templo é o único da Igreja Católica a realizar missas em Bauru com a presença de um intérprete de Linguagem Gestual. A iniciativa, segundo ele explica, teve início há três meses - após solicitação específica de três casais de surdos – e, assim, se transformou num projecto mais abrangente e inclusivo.

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domingo, 22 de agosto de 2010

ESPERAMOS PELA 1.ª CATÁSTROFE?


A Associação Para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), numa altura em que o número de alunos transportados vai aumentar substancialmente , alerta para o seguinte:
·         Os acidentes rodoviários ainda são a primeira causa de morte das crianças em Portugal;
·         A legislação não considera obrigatória a formação de vigilantes;
·         A fiscalização - da responsabilidade da PSP e da GNR - quando existe, é deficiente, uma vez que os Agentes não têm formação sobre Segurança Infantil;
·         Os motoristas não beneficiam da formação necessária;
·         Há diferentes interpretações quando à obrigatoriedade da utilização de sistemas de retenção, as chamadas "cadeirinhas" nos veículos pesados;
·         Nos casos dos Alunos utentes dos Transportes Públicos, “ a lotação não é respeitada, os autocarros têm mais de 16 anos, as crianças viajam de pé e sem cintos de segurança e não há vigilantes para auxiliar no atravessamento das vias".
Para enriquecer esta informação, clique aqui.

ARTISTA - O DIREITO DE SER MODESTO vs O DEVER DE SER VAIDOSO


A relação com os grandes artistas é sempre muito complicada...
Muito! Mas, à parte disso, era um bom homem. Lembro-me de um belo dia eu ter-lhe dito "vou a Portugal defender a tese" e de ele me ter levado ao andar onde vivia. Estávamos a conversar e vi que se encostou a um canteiro de flores, que ele próprio tratava, e que fez qualquer coisa. Eu não percebi o que era - nem porque estava com as mãos atrás das costas -, mas quando nos despedimos, entregou-me um girassol que tinha cortado do canteiro. E lá vim eu de girassol pelas ruas de Paris... Para saber mais, clique aqui
 

sábado, 21 de agosto de 2010

DE ESCOLA MODELO A ESCOLA FECHADA!



Apesar de ter sido considerada a escola modelo do concelho a nível do 1º ciclo há apenas dois anos, a EB1 de Chã de Baixo é um dos 13 estabelecimentos de Santarém que vão fechar as portas. Os cerca de 500 habitantes da aldeia estão resignados, mas não concordam com a decisão do Ministério da Educação, sobretudo quando poderiam ter sido adoptadas outras soluções que salvaguardassem o interesse das crianças.

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EXIGIR OS DIREITOS É UM DIREITO

Ao abrigo da legislação comunitária, as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida estão protegidas contra a discriminação durante a reserva e embarque. Também têm direito a receber assistência nos aeroportos (na partida, chegada e deslocação) e a bordo dos aviões. De forma a facilitar o provimento da assistência, recomenda-se que envie previamente notificação das suas necessidades.

Para mais esclarecimentos, clique aqui.

NESTE DIA, MORREU O POETA

Foto retirada daqui

Mas se não fosse o O'Neill
Portugal não tinha Abril.
(Brevíssima Antologia da Poesia Com Certeza, José Carlos Ary dos Santos)
Recordemos o Poeta Alexandre O´Neill

      sexta-feira, 20 de agosto de 2010

      O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO ... E FORMATIVO.

      Registando a presença de grandes vultos das especialidades, eis os temas:
      • Mesa: Classificação dos dispositivos de Tecnologia Assistiva
      • Mesa: O Processo de Prescrição de Tecnologia Assistiva
      • Mesa: Actividades da Vida Diária: Tecnologia Assistiva Viabilizando Acções Quotidianas
      • Mesa: Comunicação Suplementar e Alternativa: O Papel da Linguagem na Vida do Ser Humano
      • Mesa: Seating and Positioning – Adequação da Postura Sentada
      • Mesa: Tecnologia Assistiva na Reabilitação Psicomotora
      • Mesa: Informática Acessível
      • Mesa: Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
      • Mesa: Qualificação e Oportunidade
      • Mesa: Acessibilidade na Perspectiva do Desenho Universal
      • Mesa: Depoimento de Usuários
      Mais informação aqui.

      E PÕE-SE O DEDO NA FERIDA / SE O DEDO LÁ FOR PRECISO

      Pondo o dedo em algumas feridas, o Dr. David Rodrigues, Presidente da Associação de Professores de Educação Especial, a propósito de um evento mundial que se vai realizar no nosso País, dá uma entrevista à Antena 1 não muito abonatória para os Profissionais que, no terreno, se dedicam, há muitos anos, à Educação das Crianças e Jovens portadores de Necessidades Educativas Especiais.

      Ouça aqui uma parte da entrevista, retirada daqui

      NÃO TARDA, O GOVERNO FECHA A ESCOLA!

       
      Para mais informação, clique aqui.

      Veja um vídeo aqui.

      DISCRIMINAÇÃO? SIM, DESDE QUE POSITIVA!

      EMPRESA ADMITE MAIS DE 300 PROFISSIONAIS DEFICIENTES
      A empresa de refeições Puras está a contratar profissionais com deficiências. São 334 vagas abertas, distribuídas por em Estados do Brasil.
      Conforme nota divulgada pela empresa, a iniciativa é uma prova da preocupação com o investimento em Responsabilidade Social. Os postos são disponibilizados através do Projecto Incluir, que existe desde 2005 e está voltado para inserir Pessoas com Deficiência no quadro funcional, oferecendo oportunidade, acompanhamento e qualificação em diferentes áreas.
      No quadro actual de Pessoas com Deficiência da Puras, 39% têm algum tipo de deficiência mental, 30% física, 27% auditiva e 4% visual. As inscrições estarão abertas até o preenchimento de todas as vagas. 

      Origem da informação: aqui.