sexta-feira, 30 de julho de 2010

SÉCULO XXI - ANTES OU DEPOIS DE CRISTO?!

Familiares abandonam as crianças por serem portadoras de deficiência


Resultado de separações e divórcios, mais de 90 por cento das crianças portadoras de deficiência que estudam em Cabinda são vítimas de abandono por parte dos progenitores devido à sua condição.

http://www.correiodopatriota.com/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=9840

terça-feira, 27 de julho de 2010

É P'RA AMANHÃ, BEM PODIAM FAZER HOJE!

A pedido da FENPROF, realiza-se esta quarta-feira, dia 28 de Julho, pelas 16 horas, uma reunião com responsáveis do Ministério da Educação na qual serão debatidos, para além de outros assuntos, o seguinte: 
Educação Especial: apresentação de propostas com vista à alteração do actual regime de Educação Especial que impõe a CIF como único instrumento de avaliação das necessidades educativas especiais das crianças e jovens.
Por que não se cria um Departamento de Educação Especial? Não dá para abordar esse tema?

    http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=34&doc=4950

    VER O MAR COM OLHOS NOVOS

    LEIA A OBRA (Enquanto pelas praias solitárias, ecoa, ó mar, a tua voz antiga). 
    (Antero de Quental, in "Sonetos")
        
    VEJA A CURTA-METRAGEM (OSCAR DE ANIMAÇÃO, 1999) 
    É melhor pescar sabedoria do que pérolas (Job 28,18)

    segunda-feira, 26 de julho de 2010

    DIA MUNDIAL DOS AVÓS

    PARABÉNS A VÓS TODOS!

    domingo, 25 de julho de 2010

    O ESTADO DA INCLUSÃO EM PORTUGAL

    PRÉMIO: "E RAZÃO NÃO LHE FALTAVA"

    Aconteceu. Um destes dias, um Professor queixou-se na televisão. E razão não lhe faltava.
    Responsável que era pela preparação de vários alunos que visavam passar ao ano lectivo imediato e, simultaneamente, pelo seguimento de crianças com autismo de diversas etiologias entre as quais uma criança com evidente mongolismo protestou que, para se dedicar aos alunos com normal capacidade de aprendizagem, tinha de quase abandonar os restantes.
    Basta uma breve consulta na ‘net’ para evidenciar a moda – actual ou recorrente – desta suposta vantagem pedagógica das turmas mistas em que se misturam alunos com normal capacidade de aprendizagem e outros padecentes de alguma deficiência incapacitante do cumprimento curricular.



    Artigo de Opinião de : Luciano Castanheira
    (http://www.jornaldamadeira.pt/not2008_12.php?Seccao=12&id=157665&sdata=2010-07-23)

    sexta-feira, 23 de julho de 2010

    TÍPICOS AMORES DE VERÃO?


    O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava recebeu hoje, durante a manhã, nos Paços do Concelho, duas dezenas de jovens portadores de deficiência residentes no município que actualmente estão integrados, nas novas instalações da Escola EB1/PE da Ribeira Brava. Na ocasião o autarca mostrou-se muito sensibilizado pelo encontro, sublinhando estar disponível para “ajudar de que forma for, mas dentro das possibilidades da autarquia”, afiançou o edil.

     
    Lubango - Um lote de material didáctico e informático foi hoje oferecido pela Fundação Lwini à escola do ensino especial do Lubango, província da Huíla, para mais de 50 crianças.
    Constam do material quantidades não especificadas de material didáctico para o ensino especial, computadores e seus acessórios, máquinas fotocopiadoras, DVD's e outros meios, visando assegurar o normal funcionamento do ensino.
    Ao discursar na cerimónia de entrega, a directora nacional do gabinete da Fundação Lwini, Ana Edite Monteiro, disse que os meios vão dar maior dinâmica nas actividades académicas e administrativas nesta instituição de ensino especial.

    http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/educacao/2010/6/29/Criancas-com-necessidades-especiais-beneficiam-material-didactico-informatico,9ff21cbd-ff3d-4063-ba12-485716ba0d45.html

    quinta-feira, 22 de julho de 2010

    E NOVA IORQUE AQUI TÃO PERTO!


    Estreia, hoje, no T. Schreiber Studio &Theatre, em Nova Iorque, a peça “Alien Child”. Escrita por Jim Shankman, esta peça aborda a vida de um casal já cansado de cuidar de Charlie, a filha autista que é irmã gémea de Jonah, um rapaz de 16 anos, que tudo tenta para se afastar da irmã.
    A contratação de um terapeuta devolve ao pai, Ben, a esperança de cura, enquanto Sarah, a mãe, acredita mais na sua própria capacidade para cuidar da filha.
    Guilherme Parreiras, o director da peça, explicou que não  há a  intenção de oferecer sugestões de como lidar com o autismo ou dar respostas, mas sim mostrar como é a vida de uma família que convive com o autismo.
    A peça estará em exibição entre 22 a 25 de Julho e de 30 a 1 de Agosto.
    O T. Schreiber Studio & Theatre, que fica no 151 W 26th Street, telefone (212) 741-0209, aceita reservas através do e-mail Theatre@tschreiber.org.

    (Sintetizado de http://caminhosdoautismo.blogspot.com/)

    quarta-feira, 21 de julho de 2010

    PRÀ MADEIRA E PORTO SANTO

    http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/219536/madeira/219572-160-dias-de-aulas-40-de-ferias

    terça-feira, 20 de julho de 2010

    TORGA, POETA - POLÍTICO - PROFETA

    Aqui, os que nos governam, sabem de Portugal e dos portugueses o que diz o Diário da República.

    Coimbra, 20 de Julho de 1987

    (Miguel Torga, Diário Vols. IX a XVI)


    ESTA FRASE FOI ESCRITA, PRECISAMENTE, HÁ 23 ANOS. PARECE ACTUAL!
    É ACTUAL. CONTINUARÁ ACTUAL?

    sábado, 17 de julho de 2010

    P'RA MELHOR, ESTÁ BEM, ESTÁ BEM...



    MELHORAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL
    O secretário de Estado da Administração Educativa anunciou ontem que o anteprojecto de decreto-lei de Reforma da Educação Especial deverá estar pronto em Março para aprovação em Conselho de Ministros.
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/melhorar-educacao-especial

     


    Cinco por cento dos alunos abrangidos

    GOVERNO DÁ PRIORIDADE AO ENSINO ESPECIAL

    O Ministério da Educação está a repensar o conceito de escola inclusiva para crianças com necessidades educativas especiais por considerar que nalguns casos o modelo não funciona dada a gravidade dos problemas.


    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/governo-da-prioridade-ao-ensino-especial

    PORTUGAL NO SEU MELHOR!

    Portugal tem o dobro da média europeia de abandono escolar precoce

    1. FACTO
    Dados do Eurostat divulgados na quarta-feira mostram que a taxa de abandono escolar precoce em Portugal foi de 31,2 por cento em 2009. Apesar de uma descida de 4,2 por cento face a 2008, é o dobro da média europeia.


    2. REACÇÃO-TIPO
    A ministra da Educação, Isabel Alçada, realçou que «Portugal registou de 2008 para 2009 a maior subida da década», sendo de toda a União Europeia o país com melhor performance.

    3. A ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA NÃO TERMINAVA AOS 15?
    Considera-se abandono escolar precoce, as pessoas com idades entre os 18 e 24 anos que não completaram o ensino secundário, nem estão inscritos em acções de educação e formação.

    (Retirado de http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=22790)

    segunda-feira, 12 de julho de 2010

    ARTE PARA VER, LER E OUVIR





    UM PEQUENO PASSO PARA A TECNOLOGIA! UM PASSO DE GIGANTE PARA A INCLUSÃO!

    Visando tornar os Parques Disney mais inclusivos e acessíveis, está disponível, no "Walt Disney World" (Florida), um aparelho - portátil, gratuito e dispondo de tecnologia sem fio - capaz de fornecer descrições pormenorizadas das áreas ao ar livre.
    O utente pode, ainda, seleccionar o tipo de informação que quer receber, abarcando descrição de edifícios, de locais e/ou a localização da casa de banho mais próxima.
    O aparelho já disponibiliza audiodescrição de mais de 50 atracções e audio-amplificador para pessoas com perda auditiva leve a moderada, legendagem portátil e sistema de activação de legendas em monitores de televisão públicos.
    Esta tecnologia, alargar-se-á ao "Disneyland Resort" (Califórnia) em 2011, e, espera-se, aos restantes Parques espalhados pelo Mundo.

    Eis uma imagem do aparelho em questão:



    ONTEM, 11 DE JULHO - DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO


    O Dia Mundial da População, celebrado a 11 de Julho, é comemorado para assinalar a data de 1987 quando a população mundial atingiu os 5 biliões de pessoas.
    O Dia Mundial da População pretende que lembremos o problema da sobre população e desafia-nos a procurar soluções para esse problema, soluções que não se limitem ao controlo da natalidade, mas passem pela dignificação das pessoas. DE TODAS!

    domingo, 11 de julho de 2010

    INICIATIVA DE APLAUDIR

    COMUNICADO DA CONFAP
    A CONFAP reuniu, em Gaia, o seu Conselho Executivo, alargado aos restantes Órgãos Sociais da Confederação, tendo, entre outras, tomado as seguintes decisões:
    “O CE da CONFAP aprovou, também, para apresentação ao MAP e ao País da ESTRATÉGIA da CONFAP para a EDUCAÇÃO ESPECIAL, já testada com bons resultados em Gaia, na sequência da declaração conjunta com a FENPROF que nela se inspirou. Pretende-se que seja discutida e conhecida por todos, para que se possa criar em cada um, e em todos os agrupamentos do País, o Departamento de Educação Especial e um Coordenador(a) dedicada do mesmo. Poder-se-á começar por propor uma alteração, com esse fim, logo no início do próximo ano lectivo do Regulamento Interno de cada Agrupamento.
    A CONFAP analisou a situação de grave insuficiências com que se deparam aos alunos com deficiência que alcançam o ensino superior e decidiu solicitar, tão breve quanto possível, uma reunião ao Ministro da Ciência e do Ensino Superior para tratar deste assunto”.
    (Retirado de http://paisatentos.wordpress.com)

    sábado, 10 de julho de 2010

    APESAR DE POUCO RECENTE E INDIANO, É UM FILME BELÍSSIMO E DIDÁCTICO:

    ECOPONTOS INCLUSIVOS, PARA QUANDO?

    ECOPONTOS PARA DEFICIENTES 
    Oito instituições assinaram ontem na LIPOR, em Ermesinde, um protocolo para o estudo da criação de um equipamento semelhante aos ecopontos que permita a pessoas com deficiência ou incapacidade física depositar resíduos para reciclagem.
    Este acordo tem a duração inicial de um ano e visa "associar dois temas: a separação de resíduos (e a reciclagem) e o seu fomento junto das pessoas com deficiências ou incapacidade".
    As organizações subscritoras comprometem-se a "projectar e conceber o equipamento ideal susceptível de uma usabilidade total", incluindo pessoas com deficiência.
    O futuro equipamento será testado na via pública, para ser avaliada a adesão da população alvo antes da generalização da sua colocação em toda a área de intervenção da LIPOR
    O protocolo de cooperação do Projecto R+ foi assinado na presença da secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.
    (Visto e adaptado em http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1614666&seccao=Biosfera)

    quinta-feira, 8 de julho de 2010

    FICAREMOS TODOS A GANHAR!



    Programa permite às autarquias candidatarem-se a verbas para eliminar barreiras
    As autarquias e comunidades intermunicipais podem, a partir de segunda feira, candidatarem-se ao programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade) que visa eliminar barreiras físicas e arquitectónicas e que financia cada projecto até ao máximo de 300 mil euros.
    Envolvendo um financiamento de cerca de 9,3 milhões de euros, o Programa “Rampa” pretende apoiar a “elaboração de planos locais ou regionais que promovam as acessibilidades no espaço público”.
     “No fundo, é um programa ao serviço da melhoria da qualidade de vida, da mobilidade urbana, tendo como grande pano de fundo e preocupação a melhoria da acessibilidade para as pessoas com deficiências ou incapacidades”, afirmou o responsável, Rui Fiolhais que lembrou, ainda, que, como as intervenções são em espaços partilhados por qualquer tipo de pessoa, “o número de beneficiários excede sempre o perímetro dos cidadãos com deficiência”.
    O “RAMPA” será apresentado sexta-feira, na Universidade de Aveiro, com a presença de Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação.
    Agência Lusa, Publicado em 08 de Julho de 2010 (texto com adaptações recolhido em http://www.ionline.pt/)
    (Imagem recolhida de ProfBlog)